Argumentação na sala de aula: refletindo criticamente sobre a descriminalização do aborto em uma vivência de prática argumentativa

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Carolina Santos de Miranda
Brunna Stephanye Macêdo Coelho de Lima
Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues
Kátia Calligares Rodrigues

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a potencialidade argumentativa de uma prática pedagógica e seu alcance em promover uma reflexão crítica, típica de um funcionamento metacognitivo. Partindo de uma compreensão da argumentação como um recurso discursivo de natureza dialógica, dialética e epistêmica, uma prática pedagógica argumentativa sobre a descriminalização do aborto foi aplicada em uma turma de formação inicial de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As análises denotaram a presença dos elementos de um ciclo argumentativo – argumento (A), contra-argumento (CA) e resposta (R), mostrando assim a possibilidade de fazer emergir a argumentação em sala de aula, a partir de uma prática pedagógica intencionalmente elaborada para esse fim. Diferentes formas de monitoramento do pensamento - mantenedora, elaboradora e reconstrutora - também foram encontradas nas análises. O monitoramento do pensamento é um movimento que caracteriza um funcionamento metacognitivo, por levar os indivíduos a refletirem sobre seus próprios pensamentos. Nesse sentido, foi possível concluir que a construção de conhecimento ocorrida por via da argumentação se deu de forma crítica e reflexiva.


O objetivo do presente estudo foi analisar a potencialidade argumentativa de uma prática pedagógica e seu alcance em promover uma reflexão crítica, típica de um funcionamento metacognitivo. A prática pedagógica argumentativa sobre a descriminalização do aborto foi aplicada em uma turma de licenciaturas diversas da UFPE. As análises denotaram a presença dos elementos de um ciclo argumentativo – argumento (A), contra-argumento (CA) e resposta (R), assim como diferentes formas de monitoramento do pensamento: mantenedora, elaboradora e reconstrutora. Concluímos confirmando a possibilidade de fazer emergir a argumentação em sala de aula a partir de uma prática pedagógica intencionalmente elaborada com esse fim, oportunizando que a construção de conhecimento aconteça de forma crítica e reflexiva.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos de Miranda, C., Macêdo Coelho de Lima , B. S., De Chiaro Ribeiro Rodrigues, S. R., & Calligares Rodrigues , K. (2021). Argumentação na sala de aula: refletindo criticamente sobre a descriminalização do aborto em uma vivência de prática argumentativa. Educação Online, 16(37), 172–189. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.829
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carolina Santos de Miranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe)

Mestre em educação, culturas e identidades e doutoranda em ensino de ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe). Atualmente, é docente da disciplina de ciências na educação básica.

Área de pesquisa: formação de professores de ciência e matemática, autoformação, método (auto)biográfico, transdisciplinaridade.

Brunna Stephanye Macêdo Coelho de Lima , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Química, docente da disciplina de química na educação básica. 

Área de pesquisa: Inclusão no ensino de química e aprendizagem de estudantes surdos

Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em psicologia cognitiva, docente do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco.

Área de pesquisa: formação de professores, argumentação na construção crítica e reflexiva do conhecimento e no desenvolvimento metacognitivo, ensino dialógico e aprendizagem significativa.

Kátia Calligares Rodrigues , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em engenharia biomédica, docente do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco.

Área de pesquisa: formação de professores de ciência e matemática, autorregulação da aprendizagem, argumentação e resolução de problemas.