Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica
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Resumo
Em 1996, foi promulgada a mais nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dentre os seus artigos, vale destacar o de número 35, que, além de garantir uma identidade ao ensino médio, como etapa final da educação básica, estabelece o desenvolvimento do pensamento crítico como uma finalidade para esse nível de ensino. Desse modo, o principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, quais são os procedimentos metodológicos mais utilizados nas pesquisas nacionais, no ensino de ciências, que têm por objetivo mobilizar as capacidades de pensamento crítico dos alunos. Ao final, após uma análise crítica e reflexiva, destacamos que: a) a metodologia privilegiada por esses trabalhos é a proposta por Tenreiro-Vieira (1994); e b) esses trabalhos não contemplam, de modo adequado, em suas reflexões, o importante papel exercido pela postura epistemológica do professor ao elaborar e aplicar as estratégias didático-pedagógicas na mobilização e promoção do pensamento crítico.
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