Autovaloração de competências genéricas desenvolvidas em cursos de graduação interdisciplinares
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Consideradas como atributos para bom desempenho na vida profissional, as competências genéricas se relacionam a conhecimentos, habilidades e atitudes, também desenvolvidas durante a universidade. O estudo buscou descrever autovalorações do desenvolvimento dessas competências e de sua importância para o trabalho, feitas por 499 egressos de cinco cursos de graduação de modelo interdisciplinar, de uma universidade pública brasileira, formados entre 2015 e 2019. Respostas on-line para a Escala de Competências Genéricas de Egressos foram analisadas por estatística descritiva. As competências “capacidade de trabalhar em equipe” e “comprometimento ético” obtiveram as maiores médias de bom desenvolvimento. Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas e projetos educacionais no ensino superior, com ênfase em competências genéricas.
Abstract
Considered as attributes for good performance in professional life, generic competences are related to knowledge, skills, and attitudes, also developed during higher education. The study aimed to describe self-assessments related to the development of these skills and their importance for work. The participants were 499 graduates from a Brazilian public university in five undergraduate courses with an interdisciplinary model. They were graduated between 2015 and 2019. We analyzed online responses using descriptive statistics to the Scale of Generic Competences for Graduates. The skills “ability to work in a team” and “ethical commitment” obtained the highest averages of good development. This research aims to contribute to the development and improvement of educational policies and projects in higher education, with emphasis on generic competences.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.