A educação patrimonial e os métodos de ensino na mesorregião do norte de minas gerais: os casos de Montes Claros e Mato Verde/MG

Conteúdo do artigo principal

Brenda Melo Bernardes
Alessandro Borsagli
Amaro Sérgio Marques
Graziela Crispim Marçal

Resumo

O presente trabalho investiga a aplicação da educação patrimonial em instituições de ensino, com destaque para a produção de cartilhas, mapas mentais e murais de exposição por estudantes, enquanto meio de difusão da importância patrimonial dos bens culturais em espaços coletivos. A partir dessa abordagem são analisadas as metodologias de ensino para conhecimento e a valorização acerca do patrimônio e da formação da cidade de Mato Verde e de Montes Claros, que concentram expressivo patrimônio cultural, integrando a mesorregião do norte de Minas Gerais. Nesse sentido, define-se como objetivo geral deste artigo compreender a importância das ações educativas para a preservação da memória coletiva vinculada aos bens culturais, tendo como contexto as práticas conduzidas em duas instituições de ensino do norte de Minas Gerais. Utiliza-se como metodologia de pesquisa, além do levantamento de campo, a análise dos conceitos tratados por Grunberg e pelo Iphan relativos ao patrimônio, educação patrimonial e paisagem. Como resultado da pesquisa,  ressalta-se que as experiências didáticas são fundamentais para fortalecer  a importância da educação patrimonial como aliado na salvaguarda dos bens materiais e imateriais. Além disso, essas experiências incentivam o envolvimento das comunidades locais com o patrimônio cultural.


Abstract


The present work investigates the application of heritage education in educational institutions. It emphasis on the production of booklets, mind maps, and exhibition walls by students as a means of disseminating the heritage importance of cultural assets in collective spaces. From this approach, we analyse teaching methodologies for knowledge and appreciation of the heritage and formation of the cities of Mato Verde and Montes Claros. These cities concentrate significant cultural heritage integrating the mesoregion of northern Minas Gerais. In this sense, this article aims to understand the importance of educational actions for safeguarding collective memory linked to cultural assets. We take the practices conducted in two educational institutions in the north of Minas Gerais. The research methodology, in addition to the field survey, is the analysis of the concepts discussed by Grunberg and Iphan on heritage, heritage education, and landscape. As a result of the research, it is highlighted that didactic experiences are fundamental to strengthening the importance of heritage education as an ally in safeguarding material and immaterial assets. Furthermore, these experiences encourage the involvement of local communities with cultural heritage

Detalhes do artigo

Como Citar
Melo Bernardes, B., Borsagli, A., Sérgio Marques, A., & Crispim Marçal, G. (2024). A educação patrimonial e os métodos de ensino na mesorregião do norte de minas gerais: os casos de Montes Claros e Mato Verde/MG. Educação Online, 19(47), e24194713. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1672
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Brenda Melo Bernardes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Titulação: graduada em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2011); especialista em sistemas tecnológicos e sustentabilidade aplicados ao ambiente construído - UFMG (2013); mestre em arquitetura e urbanismo - Escola de Arquitetura - UFMG (2016); doutora em arquitetura e urbanismo - Escola de Arquitetura - UFMG (2023)

Função atual: Arquiteta PBH - Processo Seletivo Simplificado (PSS)   Área de pesquisa:  planejamento e dinâmicas socioterritoriais e patrimônio cultural  

 

Alessandro Borsagli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Titulação:  graduado em geografia (PUC-MG) e história (Unifran); especialização em geografia (Ufjvm) e arqueologia (Claretiano); mestre em geografia pelo PPGG-TIE da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; doutorando no PPGG-TIE PUC Minas

Função atual: professor da educação básica e coordenador do curso de geografia da Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte)   Área de pesquisa: geografia urbana, geografia histórica, patrimônio cultural  

 

Amaro Sérgio Marques, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: mestre em desenvolvimento social (Unimontes - 2007; doutor em arquitetura e urbanismo (UFMG - 2018). 

Função atual: professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e do PPGARq   Área de pesquisa: produção do território e de territorialidades negras, quilombolas e povos originários  

 

Graziela Crispim Marçal, Faculdades Santo Agostinho

Titulação: graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdades Santo Agostinho (2019).

Função atual: arquiteta e urbanista (profissional autônoma)   Área de pesquisa: patrimônio cultural

 

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