“Gaps” educacionais do ensino fundamental para ingresso em um curso técnico de nível médio no setor de automação industrial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma possibilidade de utilização dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, na criação de um diálogo entre a avaliação e o currículo da educação profissional. Surgiu da necessidade de identificar a distância entre os fundamentos matemáticos que os estudantes deveriam possuir, ao ingressar em um curso técnico de nível médio, e os conhecimentos, provenientes da educação básica, que possuíam de fato. Os parâmetros utilizados como referência para aferir os conhecimentos que os estudantes deveriam possuir ao término do ensino fundamental foram as matrizes de referência do Saeb. Com base na estrutura das matrizes de referência do Saeb e nos conhecimentos matemáticos indicados por especialistas do setor de automação industrial, como necessários para a realização de um curso técnico de nível médio nessa área, foi possível medir a distância entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos brasileiros, em média, ao final do ensino fundamental, e aqueles que seriam necessários para ingressar no curso técnico de automação industrial de nível médio. Essa distância entre os conhecimentos adquiridos e aqueles que os alunos deveriam possuir foi denominada de “gap” educacional.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.