Redes rizomáticas de coaprendizagem: espaços de pesquisa e de formação

Conteúdo do artigo principal

Adriana Rocha Bruno
Lucia Helena Schuchter
Ana Carolina Guedes Mattos
Octavio Silvério de Souza Vieira Neto

Resumo

A atualidade, reflexo e refração da cibercultura, é o cenário em que o Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR) da UFJF desenvolve seus estudos e pesquisa e apresenta, neste artigo, alguns dos achados da investigação finalizada em 2012, financiada pela Propesq-UFJF e pela FAPEMIG. Esta investigação teve como sujeitos professores de um curso de pedagogia a distância, que sinalizaram a existência da busca de autonomia, produção coletiva e colaboração como ação docente, mas que ainda persiste, como movimento didático, um planejamento hierarquizado, prévio, muitas vezes imposto – ratificando, por vezes, uma autoria que é alheia e não coletiva e colaborativa.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bruno, A. R., Schuchter, L. H., Mattos, A. C. G., & Vieira Neto, O. S. de S. (2012). Redes rizomáticas de coaprendizagem: espaços de pesquisa e de formação. Educação Online, (11), 138–160. Recuperado de https://educonline.openjournalsolutions.com.br/index.php/eduonline/article/view/1716
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e mestre em educação pela PUCSP e licenciada em pedagogia. É professora Adjunta do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES), junto à PROGRADUFJF, e coordena os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR e também atua como pesquisadora da rede internacional de pesquisa COLEARN (Collaborative Open Learning - Comunidade de Pesquisa sobre Aprendizagem Colaborativa e Tecnologias, Open University). Experiente na área de educação, pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: formação de professores; educação on-line e cibercultura; didática; aprendizagem de adultos; neurociência e neuropsicologia; linguagem emocional e educação, mídias e tecnologias. Site: https://sites.google.com/site/arbruno

Lucia Helena Schuchter, Universidade Federal de Juiz de Fora

É doutoranda e mestre em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e graduada em
letras pela mesma instituição. Possui especialização em educação e tecnologia. Participa do grupo de
pesquisa GRUPAR - UFJF (Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede). É professora regente na rede
municipal de Juiz de Fora, atuando em biblioteca escolar, com projetos de práticas leitoras. São temas
de estudo: letramentos; biblioteca escolar; tecnologias da informação e comunicação; formação de
professores.

Ana Carolina Guedes Mattos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda pelo PPGE-UFJF, pós-graduanda do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, formada em
comunicação social, com habilitação em jornalismo, pela UNESA, e em pedagogia pela UFJF. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG, estudando a didática on-line. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - (GRUPAR-UFJF). Atualmente é tutora a distância do Curso de Pedagogia a distância da UFJF.

Octavio Silvério de Souza Vieira Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura e bacharelado, em filosofia e Especialização em ciência da religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em tecnologias da informação e comunicação no
Ensino Fundamental pela UFJF e é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) instituição. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa Internacional COLEARN - Coaprendizagem (The Open University) e do Grupo de Pesquisa GRUPAR - Aprendizagem em Rede (UFJF). Atua também como professor bolsista do curso de pedagogia da UFJF e é professor do curso de pedagogia a distância da mesma instituição.

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.