Aprendendo com o debate público sobre ação afirmativa, ou como argumentos ruins podem se tornar bons tópicos de pesquisa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo tem por finalidade mostrar como os argumentos contrários à implantação de políticas de ação afirmativa em nosso país, que abundam nos textos da grande mídia, podem ser usados para formular questões de pesquisa acadêmica. Assim, procedo da seguinte maneira: primeiro, identifico os principais argumentos contrários às políticas encontrados em uma amostra representativa de textos publicados na grande mídia; segundo, classifico esses argumentos conforme sua frequência de ocorrência na amostra; e, por fim, mostro como alguns dos argumentos mais frequentes podem ser testados como hipóteses de propostas concretas de pesquisa, enquanto outros podem ser submetidos a variedades de reflexão acadêmica mais interpretativas e normativas.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.