Sarau literário: uma prática transformadora na escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa etnográfica (Magnani, 2002; André, 2012), realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que implementou o projeto “Sarau Literário” para enfrentar as dificuldades dos estudantes com a leitura. O corpo docente considerou o projeto uma estratégia significativa para reverter aquele cenário. A quarta edição do projeto foi realizada em 2022, quando uma turma do 4º ano do ensino fundamental foi acompanhada por uma pesquisadora. O estudo se fundamentou nas teorias de Bajour (2012) e Colomer (2007) sobre o papel da escola na formação de leitores, de Poslaniec (2006), Nascimento (2011), Tennina (2013) e Cerrillo (2016) sobre o sarau literário, e de Cosson (2006, 2017, 2020) acerca do letramento literário. A pesquisa confirmou os benefícios proporcionados pela implementação do projeto, identificou os desafios enfrentados durante seu desenvolvimento e apontou caminhos para seu aprimoramento em edições futuras.
Abstract
This article presents a summary of an ethnographic research study (Magnani, 2002; André, 2012) in a public school within the Curitiba Municipal Education Network, which implemented the “Sarau Literário” project to address students’ difficulties with reading. The teaching staff regarded the project as a significant strategy to reverse that scenario. The fourth edition of the project took place in 2022, during which a researcher monitored a 4th-grade elementary school class. The study was based in the theories of Bajour (2012) and Colomer (2007) on the role of schools in shaping readers, of Poslaniec (2006), Nascimento (2011), Tennina (2013), and Cerrillo (2016) on the literary soirée, and of Cosson (2006, 2017, 2020) on literarature literacy. The research confirmed the benefits brought about by the project’s implementation, identified challenges encountered during its development, and suggested pathways for its improvement in future editions.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)