Sarau literário: uma prática transformadora na escola

Conteúdo do artigo principal

Juliana Vicente Mariano
Elisa Maria Dalla-Bona
Rafael Ginane Bezerra

Resumo

Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa etnográfica (Magnani, 2002; André, 2012), realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que implementou o projeto “Sarau Literário” para enfrentar as dificuldades dos estudantes com a leitura. O corpo docente considerou o projeto uma estratégia significativa para reverter aquele cenário. A quarta edição do projeto foi realizada em 2022, quando uma turma do 4º ano do ensino fundamental foi acompanhada por uma pesquisadora. O estudo se fundamentou nas teorias de Bajour (2012) e Colomer (2007) sobre o papel da escola na formação de leitores, de Poslaniec (2006), Nascimento (2011), Tennina (2013) e Cerrillo (2016) sobre o sarau literário, e de Cosson (2006, 2017, 2020) acerca do letramento literário. A pesquisa confirmou os benefícios proporcionados pela implementação do projeto, identificou os desafios enfrentados durante seu desenvolvimento e apontou caminhos para seu aprimoramento em edições futuras.


Abstract


This article presents a summary of an ethnographic research study (Magnani, 2002; André, 2012) in a public school within the Curitiba Municipal Education Network, which implemented the “Sarau Literário” project to address students’ difficulties with reading. The teaching staff regarded the project as a significant strategy to reverse that scenario. The fourth edition of the project took place in 2022, during which a researcher monitored a 4th-grade elementary school class. The study was based in the theories of Bajour (2012) and Colomer (2007) on the role of schools in shaping readers, of Poslaniec (2006), Nascimento (2011), Tennina (2013), and Cerrillo (2016) on the literary soirée, and of Cosson (2006, 2017, 2020) on literarature literacy. The research confirmed the benefits brought about by the project’s implementation, identified challenges encountered during its development, and suggested pathways for its improvement in future editions.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mariano , J. V., Dalla-Bona, E. M., & Bezerra, R. G. (2025). Sarau literário: uma prática transformadora na escola. Educação Online, 20(48), e25204808. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.1940
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliana Vicente Mariano, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

*

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

*

Rafael Ginane Bezerra, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

*

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.