Currículo e sentidos da escolarização de estudantes com deficiência: desafios e possibilidades para uma educação inclusiva Possibilities and challenges for inclusive education
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Resumo
O presente artigo discute sobre currículo, escola e as demandas da contemporaneidade, abordando a necessidade de um currículo que coadune com a perspectiva de educação inclusiva, com foco para o público da educação especial. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, objetiva-se refletir sobre as possibilidades de um currículo que contribua para o desenvolvimento de qualquer sujeito. Utilizamos a teoria histórico-cultural, tendo em vista seus pressupostos sobre o desenvolvimento humano, bem como suas contribuições para a efetivação de práticas de ensino que atendam às especificidades dos estudantes com deficiência. Tendo em vista o modelo biopsicossocial de avaliação da deficiência, conforme proposto pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e as possibilidades que modelos de apoios e suportes trazem em relação à funcionalidade e potencialidades das pessoas com deficiência, destacamos a importância da diferenciação pedagógica, contribuindo para a acessibilidade curricular. Defendemos que as ações escolares devem estar fundamentadas em planejamentos educacionais individualizados para garantir o acesso ao currículo. Destacamos a perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em diálogo com os conceitos trabalhados, a fim de oportunizar variados caminhos para a efetivação de práticas que atendam a particularidades, sem desconsiderar o todo. Por fim, trazemos reflexões sobre os sentidos e significados de um processo de escolarização que se efetive com aprendizagem, desenvolvimento e participação de todos os estudantes.
Abstract:
This article discusses curriculum, school, and contemporary demands, addressing the need for a curriculum that is in line with the perspective of inclusive education, focusing on the special education audience. Through bibliographic and documentary research, it aims to reflect on the possibilities of a curriculum that contributes to the development of any subject. We used cultural-historic theory considering its assumptions about human development as well as its contributions to the implementation of teaching practices that meet the specificities of students with disabilities. Considering the biopsychosocial model of disability assessment, as proposed by the Brazilian Inclusion Law (LBI), and the possibilities that support models bring in relation to the functionality and potential of people with disabilities, we highlight the importance of pedagogical differentiation, contributing to curricular accessibility. We argue that school actions should be based on individualized educational planning to ensure access to the curriculum. We highlight the perspective of Universal Design for Learning (UDL) in dialogue with the concepts worked on to provide various paths for the implementation of practices that meet particularities, without disregarding the whole. Finally, we bring reflections on the senses and meanings of a schooling process that is effective with learning, development, and participation of all students.
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