ProUni: sobre o direito de acesso e permanência estudantil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetiva-se analisar o direito de acesso ao ensino superior e às políticas de permanência estudantil, relacionadas às Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos. O enfoque teórico-conceitual foi construído em torno da abordagem macropolítica, relativa à política pública educacional do ensino superior, e da micropolítica, referente às organizações locais de acompanhamento dessa política. A partir das pesquisas bibliográfica e documental de carácter exploratório, ficou evidenciado que essa política inaugura um novo modo de interação entre as dimensões pública e privada e, por isso, é importante que os/as discentes criem redes de solidariedade para enfrentar os desafios da permanência estudantil.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.