Ensinar matemática nos anos iniciais e ludicidade: o que significou para estudantes de uma turma do curso de pedagogia da UFSCar?

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Américo Silva

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar as propostas das disciplinas oferecidas pelo curso de pedagogia da UFSCar, quanto à ludicidade e ao professor que ensinará matemática nos anos iniciais, entender o lugar que ocupam no curso e como foram significadas pelas estudantes. Para isso, portanto, respaldou-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa. As narrativas produzidas pelas cinco participantes da pesquisa, em seus diários e entrevistas narrativas, foram analisadas, tendo em vista o que propõem as disciplinas do curso de pedagogia da UFSCar, em busca de indício de como se dá essa formação e como ela foi significada por elas. Consideramos, portanto, após o estudo realizado, que a formação do professor que ensinará matemática nos anos iniciais e a ludicidade ocupam um lugar diminuto e silenciado no curso.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. (2020). Ensinar matemática nos anos iniciais e ludicidade: o que significou para estudantes de uma turma do curso de pedagogia da UFSCar?. Educação Online, 15(35), 157–175. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.668
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Américo Silva

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em psicopedagogia institucional e clínica, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (Iescfac), especialista em educação matemática e licenciado em matemática, pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Cesvasf). Foi professor e diretor escolar na educação básica. Coordenou o curso de licenciatura em matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/Ufscar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder, e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/Lepem-Uneb), na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM), uma publicação do Ppgesa da Uneb, em parceria com o Campus VII da mesma instituição e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

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