Gestão escolar, autonomia e mobilização social: o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG

Conteúdo do artigo principal

José Rubens Lima Jardilino
Ana Maria Mendes Sampaio
Regina Magna Bonifácio de Araujo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima Jardilino, J. R., Mendes Sampaio, A. M. ., & Araujo, R. M. B. de. (2019). Gestão escolar, autonomia e mobilização social: o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG. Educação Online, 14(32), 84–105. https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.676
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto - 

Programa de Pós-graduação em Educação

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação

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