Políticas públicas educacionais: uma análise feita por meio de redes sociais entre os anos de 1997 e 2017

Conteúdo do artigo principal

Jonas da Conceição Ricardo
Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira
Álvaro Chrispino

Resumo

Este artigo apresenta um panorama sobre a temática política pública educacional, mapeada a partir de 216 artigos publicados entre os anos de 1997 e 2017, extraídos de 31 periódicos brasileiros encontrados no SciELO. Utilizando como fundamentação a catalogação de dados específicos que compõem esses artigos, foi utilizada como ferramenta metodológica a análise de redes sociais para inferência e representatividade da informação. A partir dessa investigação, foi possível verificar o número de trabalhos desenvolvidos sob essa temática no período, os autores que mais se destacaram dentre as publicações e a variedade das temáticas abordadas indicadas pelas 821 palavras-chave contidas nesses artigos. Mediante as análises realizadas, destacaram-se quatro grandes grupos de pesquisas que dão ênfase às discussões sobre políticas públicas no Brasil, além da efetiva participação das regiões sul e sudeste à frente dessas pesquisas. Um fator que merece atenção ao ser explicitado nos resultados foi o quantitativo de trabalhos desenvolvidos de autoria única.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Conceição Ricardo, J., Gomes Ferreira de Oliveira, C. C. ., & Chrispino, Álvaro . (2020). Políticas públicas educacionais: uma análise feita por meio de redes sociais entre os anos de 1997 e 2017. Educação Online, 15(34), 117–138. https://doi.org/10.36556/eol.v15i34.679
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira, Cefet/RJ

Doutoranda do Programa de Ciência Tecnologia e Educação- CEFET/RJ

Álvaro Chrispino, Cefet/RJ

Professor do Programa de Ciência Tecnologia e Educação- CEFET/RJ

Doutor em Educação- UFRJ

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