A rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática: desenvolvendo reflexões linguísticas por meio de metodologias ativas

Conteúdo do artigo principal

Antonio Lemes Guerra Junior

Resumo

Este trabalho contempla discussões relativas ao “ensino híbrido”, com o objetivo de apresentar uma proposta de aplicação de metodologias ativas no ensino de língua portuguesa, por meio, especificamente, da adoção do método da rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática. Os dados sob análise resultam de atividades durante as quais, por meio do trabalho colaborativo, os alunos foram direcionados à solução de desafios teórico-práticos, com o apoio de diferentes recursos, inclusive digitais. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza pela apresentação de uma reflexão crítica do professor, autor do trabalho, sobre a sua prática, com base nas etapas apresentadas por Smyth (1992) e Liberali (2004): descrever, informar, confrontar e reconstruir. Em síntese, os resultados apontam que a proposta ilustra a possibilidade de atualização das práticas pedagógicas, no contexto da atual busca pela efetividade do ensino de língua portuguesa.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Lemes Guerra Junior, A. (2020). A rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática: desenvolvendo reflexões linguísticas por meio de metodologias ativas. Educação Online, 15(34), 139–159. https://doi.org/10.36556/eol.v15i34.727
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.