A formação do professorado brasileiro: as realizações e inquietudes de Anísio Teixeira (anos 1930 e 1950)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo intenta contribuir para a reflexão entre as experiências anisianas, relacionadas à formação do professorado nacional, desenvolvidas no Distrito Federal, nas décadas de 1930 e 1950. A temática da intervenção no sistema educacional brasileiro nos períodos estudados vem sendo objeto de estudo, no sentido de se perceber de que modo uma estratégia de ação pedagógica de formação de professores ocorreu nesses períodos e quais suas principais diretrizes político-filosóficas. Dessa forma, procuramos apontar as aproximações e distanciamentos das políticas de formação de professores encaminhadas por Anísio Teixeira, nas décadas de 1930 e 1950.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.