Formação continuada para a educação de surdos em um município de Mato Grosso do Sul
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo da pesquisa consiste em conhecer as condições da formação continuada de professores de língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a educação de surdos no município de Ladário, Mato Grosso do Sul. Para tanto, foram consultados indicadores da educação especial do município e documentos contendo a avaliação das formações continuadas pelos docentes. Verificamos que há uma convergência nas respostas de professores sobre a formação e capacitação em Libras e português. Os docentes apontam aspectos relativos ao espaço físico destinado às atividades, à distância para se deslocar para os estudos e a contratação de intérpretes e professores capacitados em escolas ou universidades. Apontam lacunas no atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais e na interação e comunicação entre estudantes surdos e ouvintes.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.